Logos são utilizadas como uma forma de cativar, de ser passar uma mensagem e de serem memoráveis.
Esses dias, pesquisando informações sobre a logo do PostgreSQL que é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados, me deparei com a Wiki da organização dele e obtive mais informações sobre a concepção das logos e dos nomes(PostgreSQL ou Postgres) e o que me chamou atenção foi que: no Japão, não é utilizada a logo do elefante “Slonik”, sendo que essa logo é bem sugestiva para nós ocidentais já que elefantes são associados à boa memória, robustez e inteligência.
No Japão, a logo do PostgreSQL é uma tartaruga(que é muito meiga por sinal), aparentemente a razão dessa mudança é que lá no Japão elefante é um símbolo associado à um culto apocalítico-terrorista chamado Aum Shinrikyo(オウム真理教), hoje talvez o símbolo de um elefante não seja tão associado, mas provavelmente na época em que o Postgres se tornou popular por lá o ataque com gás sarin ao metrô de Tóquio era algo recente, mas pesquisando sobre o ataque não encontrei muita informação que confirmasse isso.
Outra teoria é que a logo de tartaruga seria baseada na antiga logo do grupo INGRES da Universidade de Berkeley na década de 70 que tinha o seguinte lema — “it’s slow but it gets there.”.
Sobre a escolha do elefante como simbolo para a logo do PostgreSQL, um dos relatos mais antigos em sugestões de logos baseadas em animais foi postada na lista de discussão por e-mails do pgsql-hackers:
[…] but if you want an animal-based logo, how about some sort of elephant? After all, as the Agatha Christie title read, elephants can remember …— Yang
Links:
https://wiki.postgresql.org/wiki/Identity_Guidelines
http://db.cs.berkeley.edu/www/logos.html