Uma das minhas metas nesse ano é passar a escrever mais nesse blog, eu utilizo o WordPress para isso por dois motivos: comodidade e por que ele me da um sistema de discussão(que dependeria de terceiros se eu utilizasse algum tipo de sistema de gerador de páginas estáticas, por exemplo).
Então, desde 2017 o time de desenvolvimento core do WordPress está focado em desenvolver um editor de texto(chamado de Gutenberg) que viria para facilitar a escrita. Na prática parece que ele piorou a experiência de escrita para muita gente, abaixo da pra ver que boa parte da comunidade odiou o editor:
Na maioria das reviews é citado o quão difícil ficou modificar algumas coisas ou a falta de alguma funcionalidade, parece que o time de desenvolvimento esqueceu alguns aspectos de usabilidade básicos que eram bastante utilizados na versão anterior do editor de texto. Isso não impediu que esse editor se tornasse o padrão na versão 5.0.0 do WordPress.
Um dos problemas que notei recentemente e felizmente já tinha sido notado pela comunidade(1, 2) é a quebra de linha quando você está editando itens numa lista(Shif + Enter), essa quebra de linha faz com que itens que contém textos muitos grandes tenham uma leitura mais agradável.
Outro exemplo que não é relacionado com a usabilidade mas com a semântica, é dificultar colocar uma lista dentro de blocos textuais. Todos esse problemas são listados nos links abaixo.
Links:
- https://github.com/WordPress/gutenberg/issues/11215
- https://wordpress.org/support/topic/line-break-in-list/